João Rodrigues Cordeiro (1826-1881)

 

Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, em 1826, João Rodrigues Cordeiro é filho do médico português Rodrigues Curto e vem para Lisboa aos dois anos de idade. Ainda em tenra idade, perde o pai e a família passa algumas dificuldades. Foi ajudado por um protector que lhe custeia os estudos, podendo assim frequentar a Escola Médica de Lisboa em 1842. Desiste deste curso, matriculando-se em 1844 no Conservatório de Lisboa, onde frequenta as classes de contrabaixo e de harmonia, tendo sido aluno de contrabaixo de João Jordani.

João Rodrigues Cordeiro (1826, Rio de Janeiro -1881, Lisboa) dedicou grande parte da sua actividade profissional a ensinar diversos instrumentos nas associações filarmónicas, para as quais terá escrito muitas composições. Segundo Ernesto Vieira, este compositor tinha uma enorme facilidade tanto para compor como para tocar qualquer instrumento, não tendo, no entanto, procurado alcançar nas suas obras nada que fosse para além do trivial.

Muito considerado pelos filarmónicos, João Rodrigues Cordeiro tem o seu nome numa Sociedade Filarmónica fundada postumamente, em 1896, que ainda hoje perdura, na Rua da Fé, em Lisboa.

A produção musical de João Rodrigues Cordeiro é considerável, tendo escrito música para teatro e para banda, música religiosa, uma opereta e várias outras obras.

 

 

This composer has 1 work on AvA: