Jesús Pineda

"Jesús Pineda encarna a paixão da música espanhola. Como membro da audiência, pode-se decidir sobre a observação do mestre manipulação dos acordes ou fechar os olhos e render-se ao som requintado " Austrian times

 

Jesús Pineda nasceu nas Ilhas Canárias em 1975. Em 1998 conclui os seus estudos oficiais no Conservatório Superior de Sevilha, onde obtém as mais altas qualificações e o prémio "Grau de Honra" sob a tutela do professor Serafín Arriaza. Continua os seus estudos profissionais frequentando masterclasses de grandes professores como Alberto Ponce, David Russell, Joaquín Clerch ou Roland Dyens, entre outros. Por outro lado, sua curiosidade o leva a aprender estudos dos instrumentos de cordas beliscadas da música antiga (renascentista e barroca), especializando-se na interpretação do alaúde e da teorba. Para além dos seus méritos académicos, Pineda foi premiado em várias competições internacionais, alcançando nove primeiros prémios, entre os quais se podem citar os obtidos no Concurso Internacional Ciudad de Linares "Andres Segovia" ou no Valencia Guitar Competition.

 

Pineda actuou como solista e como membro de grupos de câmara em vários países da Europa, obtendo muito boas críticas. Além disso, como solista de orquestra, actua com inúmeras orquestras espanholas, e com elas deu desde concertos barrocos até concertos do século XX (Vivaldi, Giuliani, Castillo, Rodrigo, etc.). Actualmente, forma quinteto com o "Havana String Quartet" vencedor do Grammy Latino, com quem executa vários programas que vão desde os quintetos de Boccherini até música mais recente.

 

Pineda, como investigador, publicou muitos trabalhos de pesquisa sobre aspectos técnicos e interpretativos da guitarra. Recebeu o seu Ph.D. da Universidade de Sevilha com uma Dissertação de Doutorado sobre a vida e obra para guitarra do compositor espanhol Manuel Castillo.

 

Pineda tem sido convidado regularmente como intérprete, jurado, professor e palestrante em muitos festivais de guitarra e instituições educacionais em toda a Europa, África e América, entre outros: : Festival Internacional de guitarra (Peru), Concurso Internacional “Cidade de Almada” (Portugal), Conservatorio “G. B. Pergolesi” of Fermo (Italy), Guitart Festival Sevilla, Festival “Figures Sonores” of Alger (Algeria), Escola Superior of Lisboa (Portugal), Hochschule für Künste Bremen (Germany), Konservatorium Wien University of Viena (Austria)…

 

 

Actualmente, ele combina seus espectáculos com as suas actividades de professor e investigador. Ocupa também um lugar de professor no Conservatório Superior Manuel Castillo de Sevilha (Espanha).

This composer has 1 work on AvA:

El Albaicín

Ref. ava161610

Work Cover

11.00 €