Camões Quartet

Contact - management@editions-ava.com 

 

QUARTETO CAMÕES - Formado em 2014, o Quarteto Camões surge da vontade de quatro excelentes músicos com vincada formação em música de Câmara, de participar de uma forma mais activa e renovadora no panorama musical nacional e internacional, movidos pela procura do belo, da estética, da clareza e de uma energia humanista na arte de comunicar a música em quarteto.

No percurso individual de cada membro do quarteto, constam as passagens por diversos agrupamentos de música de câmara com relevância em Portugal e no estrangeiro, abarcando repertório do século XVII ao séc. XXI, com diversos destaques e prémios a nível solístico e camerístico.

A energia e comunhão deste quarteto em torno da música de câmara transparece a sua amizade e a forma equalitária do seu trabalho, em direção a um ideal humanista e naturalista que afirma a dignidade do homem.

O repertório para quarteto de cordas, de compositores portugueses ou residentes em Portugal, representa um alicerce fundamental no conjunto de valores que preside ao Quarteto Camões, sem esquecer o repertório vienense, essencial para o desenvolvimento do gosto e estética próprios desta formação.

L. V. de Camões - foi um poeta de Portugal, que viveu na fase final do Renascimento europeu, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente. Frequentou a corte de D. João III, viajou em direcção a Oriente na frota de Fernão Álvares Cabral, que largou do Tejo em 24 de março de 1553. As experiências que acumulou como soldado e navegador enriqueceram sobremaneira a sua visão de mundo e excitaram o seu talento.

“Apolo e as nove Musas, descantando Com a dourada lira, me influíam Na suave harmonia que faziam, Quando tomei a pena, começando...”

 

 

« Back to