Romance of the Big Cat

Sérgio Azevedo (1968 - )

Ref. ava110603

This work is available for rental.

To obtain more information about renting this work, please fill the rental form for this work.

Romance of the Big Cat

Romance do Grande Gatão
Instrumentação: orquestra (2.2.2(+cl.Eb).2./2.2.0.0./1 perc./cordas)
Texto: Romance do Grande Gatão, de Lídia Jorge.
Data de composição: 2010
Duração: 37'
Dedicatórias: aos meus sobrinhos Francisco (7), Carolina (5) e Francisca (2).
Notas sobre a obra:

Quando o maestro Osvaldo Ferreira me propôs incluir um dos meus dois contos narrados para crianças numa série de cinco a serem tocados em 2011 pela Orquestra do Algarve, colocou-se o problema da instrumentação, dado que ambos foram concebidos para 18 solistas, e embora possam ser tocados por uma orquestra sinfónica (aumentando as cordas), as exigências em número de sopros e percussões encarecem imenso o orçamento de uma orquestra pequena como a do Algarve, dado que esta terá de recorrer a extras, para além da necessidade de alugar instrumentos menos usuais, como o contrafagote. Por estas razões resolvi escrever uma obra nova que se enquadrasse no orgânico da Orquestra do Algarve. Faltava escolher um texto, e a ideia da Lídia Jorge deveu-se ao maestro Osvaldo que sugeriu estrear o conto musical na sua terra natal, Loulé, no âmbito de uma série de homenagens que lhe estavam a ser preparadas. Das duas obras para crianças publicadas pela Lídia Jorge, escolhi a segunda, publicada já em 2010, que me cativou de imediato, até porque o protagonista é um gato, e eu tenho uma afeição especial pelos pequenos felinos de bigodes.

O Romance do Grande Gatão é uma história de amor, de amor por um animal que faz transcender as diferenças raciais entre duas famílias que descobrem, por baixo da cor da pele e dos costumes de cada país, a nossa igualdade humana. Como o conto original era demasiado grande para ser usado tal qual, a Lídia Jorge, que tive o privilégio de ficar a conhecer durante a composição da obra (e que mostrou sempre uma generosidade fantástica), autorizou-me a fazer eu próprio a adaptação do conto às necessidades de tamanho e linguagem de um conto musical, dado que neste as crianças têm de perceber tudo imediatamente, sem esforço, uma vez que não há a possibilidade de repetir, ou de perguntar a torto e a direito aos pais que é que se passa, sob pena de, quer as crianças quer os pais, perderem o fio à meada.

Sendo a personagem principal um gato escolhi, tal como Prokofiev, o clarinete para evocar o Grande Gatão, embora não exista nenhum tema associado ao timbre. A família africana é evocada pela marimba, enquanto a terrível luta entre os dois gatos é ilustrada, como não podia deixar de ser, por dois clarinetes que “combatem” entre si no meio da orquestra (e se levantam e tocam de pé nesse momento). A valsa e a tarantela estão também associadas ao Grande Gatão, enquanto algumas melodias de sabor latino-americano evocam a alegria, a liberdade e a fraternidade.

Instrumenta

There were 2 recent performances of this work:

Orquestra Clássica do Sul, directed by Rui Pinheiro
14-01-2018 · 16:30 | Lagoa | Auditório Municipa More information
Orquestra Clássica do Sul, directed by Rui Pinheiro
14-01-2018 · 12:00 | Teatro das Figuras More information