Álvaro Valente da Silva (1994)

Álvaro Silva, jovem intérprete que cruza o seu percurso em simultâneo com a paixão pela composição. Pautando o seu trabalho pela promoção do eufónio, tanto pela criação, transcrição e encomenda de novas peças para o instrumento, assim como na apresentação em recitais a solo ou com diversos grupos originais.
Nasceu a 1 de julho de 1994 em Ovar e iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na Escola da Banda Filarmónica Ovarense na classe de trombone, tendo como professores Rui Bandeira, António Covas e José Azevedo. Em 2007 ingressa na Academia de Música do Orfeão de Ovar, na classe dos professores Daniel Dias e Alcides Paiva e em 2010 é admitido no Conservatório de Música do Porto, na classe do professor Avelino Ramos onde termina em 2014 o Ensino Secundário Artístico no Curso Secundário de Instrumento, com classificação de 19 valores. Em 2014 é admitido pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) na Licenciatura em Performance Musical na classe dos professores Sérgio Carolino e Ricardo Antão, terminando em 2017 com classificação máxima de 20 valores.
Os seus estudos de composição iniciaram sob orientação do professor Fernando Valente e mais tarde por Telmo Marques, Carlos Azevedo e Fernando Lapa.