Carlos Lopes (1995)

Carlos Lopes (1995)

Carlos Lopes nasceu no ano de 1995, em Guimarães, tendo iniciado os seus estudos musicais aos 6 anos no Patronato e Centro Social de Vila das Aves.

Frequentou o Centro de Cultura Musical de 2007 a 2013, na classe do professor Carlos Afonso e posteriormente da professora Cristina Lima, com quem concluiu o Curso Complementar de Piano.

No âmbito do Prémio de Mérito Escolar 2012/2013, foi selecionado como solista para interpretar o primeiro andamento do 2o Concerto para Piano de Camille Saint-Saëns, acompanhado pela orquestra ARTAVE. Integrou frequentemente esta mesma orquestra, onde trabalhou sob a direcção dos maestros Luís Machado, André Granjo, Joám Trillo, Emílio de César e Ernst Schelle.

Ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Porto em 2013 na classe do professor Constantin Sandu, com quem concluiu a Licenciatura em Piano a julho de 2017. Realizou masterclasses com os professores Jorge Moyano, Luís Filipe Sá, Pedro Burmester, Maria de Souza Guedes, Pascal Rogé, Jean-François Antonioli e Jesús Gómez.

Em 2016, iniciou a sua Licenciatura em Composição na mesma instituição. Em julho de 2018, obteve o 2o Prémio “Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim” no 11o Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, com a obra “Tragoidia” para quarteto de cordas.

Integra frequentemente a orquestra ESMAE e grupos de música contemporânea no âmbito de recitais do curso de composição, entre outros – destacam-se a estreia nacional de Proverb de Steve Reich no museu da FBAUP (1o teclista do ensemble), bem como a interpretação do Kammerkonzert de György Ligeti, no Teatro Helena Sá e Costa (cravo e órgão Hammond). Trabalhou sob a direcção de Dimitrios Andrikopoulos, José Eduardo Gomes, Javier Viceiro e Raf de Keninck.

Atualmente, frequenta o 3o ano da Licenciatura em Composição na ESMAE, orientado pelo professor Dimitrios Andrikopoulos.

35,00  IVA incl.
REF: ava181896