Fernando Deddos (1983)

Fernando Deddos é professor de eufônio/tuba e coordenador da Banda Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Graduado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mestre pela Duquesne University (Performance-EUA) e Doutor em Música pela Universidade da Geórgia, onde trabalhou como pesquisador para o programa interdisciplinar “Idéias para Exploração Criativa” (ICE). Seus mentores incluem Silvio Spolaore (Sinfônica do PR), Harry Crowl (composição), Lance Laduke e David Zerkel. Através da lei municipal de incentivo de Curitiba, gravou o primeiro CD dedicado ao eufônio no Brasil (EuFonium Brasileiro – 2009) e obteve o prêmio Roger Bobo por excelência em gravação pela International Tuba and Euphonium Association - ITEA (ITEC 2010, Arizona, EUA).
Deddos atua como eufonista, pianista e compositor em diversificados projetos. Seus grupos incluem o Duo Grego com Pedro Alliprandini (Clarinete), que em 2017 performa no ClarinetFest em Orlando, o Duo Primo com Danilo Koch (Percussão), vencedor do Concurso Nacional Furnas de Música de Câmara (2010), e do Duo Corpo de Lata ao lado do saxofonista e professor Rodrigo Capistrano.
Como compositor, possui obras interpretadas, publicadas e gravadas nos EUA, América do Sul, Japão e Europa citando nomes como Christoph Hartmann (Filarmônica de Berlim), o trio de trombones da Royal Concertgebouw Orchestra, Sergio Carolino (PT), Steven Mead (UK), Brass Hexagon/Shoichiro Hokazono (JP), James Gourlay (ES), River City Brass Band (EUA), Albert Khattar, José Milton Vieira, Lance Laduke, Andrew Hitz, entre outros. Deddos é convidado frequente como solista frente a grupos e festivais de música internacionais, citando o SESC Internacional em Pelotas, Trombonanza (Argentina), Encontro Internacional de Metais do Conservatório de Tatuí, Instituto do Eufônio/Tuba em Atlanta, I Concurso Nacional de Eufônios e Manizales Low Brass Festival (Colômbia), Conferência Centro-Sul da ITEA (Texas) e a Conferência Internacional de Tubas e Eufônios - ITEC (EUA 2010/Austria 2012/EUA 2016). Recebeu dois prêmios por excelência em composição pela ITEA, com as obras Rabecando (Solo – 2010) e Momentums (Câmara – 2012). Em 2016, Deddos foi compositor e solista residente com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e estreou seu Concerto para Eufônio e Orquestra. Em 2017, o Quinteto Porto Alegre estreou o Concerto para Quinteto de Metais e Orquestra, encomenda da Orquestra Filarmônica de Montevidéu (Uruguai) durante o Festival Urubrass.
Fernando Deddos é presidente da ETB – Associação de Eufônios e Tubas do Brasil e artista Adams Instruments (Holanda).