José Palomino (1755-1810)
Violinista e compositor espanhol que residiu em Lisboa durante alguns anos Nasceu em Madrid no ano de 1755, sendo filho de outro músico, Marianno Palomino, natural de Saragoça.
Era muito novo e ocupava já o lugar de primeiro violino na Orquestra da Capela Real de Madrid quando aceitou idêntico lugar na corte de Lisboa. Entrou para a nossa Irmandade de Santa Cecília em 21 de Março de 1774, por conseguinte data aproximada da sua vinda para Portugal. Depois também vieram seu irmão mais novo, Pedro Paulo, seu genro o violoncelista Manuel Nuñez, e outro Francisco Marianno Palomino; todos estes nomes figuram no livro de entradas da irmandade de Santa Cecília.
D. José Palomino disfrutou aqui muita consideração, tendo sido mestre de alguns dos nossos violinistas, entre eles o primeiro de todos na sua época, Inácio de Freitas.
…
Durante a sua permanência entre nós produziu muitas outras obras em todos os géneros.
…
José Palomino saiu de Lisboa em 1808 quando D. João VI e a corte foram para o Brasil. Aceitou o lugar de mestre de capela em Las Palmas, onde foi também muito estimado e onde faleceu em 9 de Abril de 1810.
In Dicionário Biográfico de Músicos Portugueses, 1900, de Ernesto Vieira
"