Paulo Bastos (1967)

Paulo Bastos nasceu em Vila Pouca de Aguiar em 1967. Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música do Porto, sob orientação da Professora Hélia Soveral. Concluiu a Licenciatura em Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, onde foi distinguido com o “Prémio para o melhor aluno do curso” do Instituto Politécnico do Porto em 1994. É Mestre em Música (Análise Musical) pela Universidade de Aveiro.
Trabalhou com compositores e agrupamentos como os Percussionistas de Strasbourg, Sharon Kanach, Dieter Schnebel, Stefano Scodanibbio, Álvaro Salazar, Gerhard Stäbler, Jorge Peixinho, Nicolaus A. Huber, Virgilio Melo e Ken Valitsky.
As suas obras têm sido apresentadas em Portugal, bem como noutros países da Europa: Mokuso (Versão Sexteto) nos 18ºs Encontros de Música Contemporânea da Gulbenkian em 1994; música (Electrónica) para a instalação “... Abdica“ na Exposição Colectiva – “Objecto Luz” - no Museu do Carro Eléctrico no Porto e no Museu da Electricidade em Lisboa; ab origine (para Piano) nas 3ªs Jornadas de Arte Contemporânea do Porto em 1996; Arsis (Fagote) nos encontros internacionais de fagotistas realizados em Karlsruhe e Frankfurt (Alemanha) e Viena (Áustria) em 1997; música para o projecto “Foguetão 2001”, editado pela Porto Editora em CD Rom em 1999; 33.4 (Electrónica) no evento “in_bloc” em 2001; Ultima Ratio (Orquestra) nas Jornadas Europeias do Património, nas Pedras Salgadas, interpretada pela Jovem Orquestra do Porto, em 2005; ab origine (para Piano) no 2º Concerto do Ciclo “Pianistas Bracarenses” em 2009; Cinco Quadros para Alice (Flauta e Piano) no Parque de Exposições de Braga em 2010.
Realizou, em Janeiro de 2008, na Escola Superior de Música de Lisboa, a Conferência sob o título “A teoria das notas atractivas - Elementos metodológicos e aplicação analítica nas Seis Peças, op. 19 de Arnold Schoenberg”.
É professor desde 1996 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga onde ensina Análise, Composição e Música Electrónica
Algumas das suas obras estão publicadas pela AVA Musical Editions e também pela Universidade do Minho.
"