Tiago Videira
Tiago Videira é uma mente criativa nas áreas de música e literatura. É investigador, doutorado em Mídia Digital no âmbito do Programa UT Austin-Portugal, financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), especialização em Criação de Conteúdos Audiovisuais e Interactivos (Tese: "Fado Instrumental - Um Sistema Generativo Interactivo "). Possui também um Mestrado em Filosofia - Estética (FCSH / NOVA, "O Artista Cibernético: o Estado da Inteligência Artificial na Música Contemporânea - Dois Estudos de Casos: O Soneto Lexikon e o EMI") e um diploma em Musicologia (FCSH / NOVA) ).
Tiago compôs dezenas de obras musicais que vão desde o cinema e animação às simples peças para piano solo, às obras electroacústico-ambientadas para pequenos conjuntos, cantos pop e de intervenção, marchas e fados. Até agora ele tem três álbuns publicados (além de songbooks).
Tiago também é um escritor de ficção, tendo ganho o Prémio "Young Writers 2006" com o trabalho "Contos Galácticos", que foi posteriormente publicado. Também teve aulas com o Prof. Alberto Pimenta e dezenas de textos criativos foram criados desde então. Colaborou com DN Jovem desde 2005 até a extinção do suplemento literário. Também publicou dois outros livros de ficção.
Como educador, trabalhou como professor de música em escolas, ensinando alunos do 5º ao 8º ano.
Tiago também foi assistente editorial da revista on-line Inside entre 2005-2008 e escreveu vários artigos nas áreas de música e desporto.
Além disso, Tiago Videira participou em várias oficinas e escolas de verão e desenvolveu trabalhos com personalidades como o Prof. Bruce Pennycook (Universidade de Austin), Tomás Henriques ou Jaime Reis nos domínios da Música Interactiva, Filme e Electroacústica. Desenvolve também gradualmente as suas competências de composição com a ajuda de Eurico Carrapatoso, Pedro Faria Gomes, Pedro Duarte, Brian Heim e Michael Mikulka.